No último dia 17 de agosto, sábado, o octógono mais famoso do mundo esteve na Austrália para a edição do UFC 305. Na ocasião, cinco brasileiros estiveram em ação, entre eles o peso-pesado Valter Walker, irmão de Johnny Walker.
Fazendo sua segunda luta no Ultimate, Valter encarou o australiano Junior Tafa. No combate, o brasileiro teve sua estratégia de trocação interrompida, dando a Tafa a oportunidade dos melhores golpes.
Apesar disso, Valter sobressaiu-se no solo e aplicou uma linda finalização em Júnior Tafa que, por ventura, não aceitou e causou polêmica ao final da luta indo para cima do brasileiro.
O domínio no chão de Valter Walker
Após levar susto de Junior Tafa que conectou bons socos no brasileiro ainda no início do primeiro round, Valter Walter optou por colocar em prática sua experiência no jiu-jitsu.
O brasileiro logo buscou a luta agarrada e chegou a levar Tafa para o chão que, rapidamente, levantou. No entanto, insistente, Walker continuou a estratégia de agarrar o rival e, mais uma vez, o levou para o solo.
Chegando até a meia-guarda, Valter afastou Júnior Tafa da grade. Contudo, o grande triunfo foi uma chave de calcanhar nos segundos finais da luta e embora não tenha batido em desistência, Tafa gritou e fez com que o juiz encerrasse o combate aos 4 min e 56 seg do primeiro round.